O processo produtivo de praticamente qualquer alimento ou bebida utiliza a água como um de seus principais ingredientes, o que torna um purificador de água industrial fundamental. Seja para a produção caseira (profissional ou por hobby) ou industrial, garantir que a água utilizada no processo não esteja contaminada é primordial para assegurar a qualidade e, principalmente, a segurança dos produtos resultantes. Nesse sentido, a instalação de um purificador de água confiável é a única forma econômica de garantir que se saiba qual é a qualidade da água que está sendo utilizada e evitar que alimentos e bebidas sejam contaminados por cloro ou qualquer outro tipo de substância.
O consumo de água mineral de qualidade, considerado seguro na maioria dos casos, não é financeiramente vantajoso. Não se pode imaginar, por exemplo, uma cervejaria comprando água engarrafada para fabricar suas cervejas. Por outro lado, não é razoável imaginar que o produto possa ser feito com a mesma qualidade e segurança se a água utilizada não tiver nenhum tipo de tratamento ou purificação assertiva.
Além disso, indústrias com processos mais delicados, envolvendo produtos que necessitem o controle do pH da água ou de sua dureza, por exemplo, devem utilizar outras formas de tratamento da água, tais como a passagem por resinas de troca iônica ou abrandadores, de forma que o produto final não seja afetado por variações na qualidade da água oferecida pela concessionária local.
Cabe ao produtor determinar qual é o processo mais adequado para sua produção, sempre levando em conta a importância dos ingredientes utilizados em seu produto final e contando com o uso de um purificador de água industrial para um melhor e mais preciso desempenho no tratamento.