Ao abrir uma empresa relacionada à saúde e bem estar das pessoas, pensar no purificador de água ideal para sua empresa é questão de segurança, principalmente em laboratórios e na fabricação de medicamentos. A água é também seguramente o reagente e excipiente líquido mais utilizado nas indústrias farmacêuticas e cosméticas. Por esse motivo, é de fundamental importância que ela seja comprovadamente pura. O ideal é que a água esteja o mais perto possível de H₂O, para se assegurar que as formulações, testes e exames apresentem os resultados esperados sem interações ou reações indesejadas. Isso pode ser alcançado selecionando um purificador de água específico para sua empresa.
Hoje em dia, as formas mais comuns de levar a água ao seu mais elevado grau de pureza são a destilação ou a purificação por osmose reversa. A destilação fornece água em um estado bastante elevado de pureza. Entretanto, exige um consumo expressivo de energia para fazê-la ferver, evaporar e resfriá-la para trazê-la de volta à forma líquida, fazendo da purificação por osmose reversa uma alternativa mais viável na maioria dos casos.
Purificador de água por Osmose Reversa para sua empresa:
A osmose reversa apresenta um consumo significativamente menor de energia do que a destilação e é, portanto, muito mais viável de ser utilizada em escala. Além de passar por elementos filtrantes tradicionais, a água passa por uma membrana permeável, com poros de 0,0001 µm (ou 0,0000001 milímetro), suficientemente pequena para retirar a quase totalidade de bactérias, vírus e outros contaminantes da água. Isso, eleva o grau de pureza, o que pode ser comprovado por um teste de condutividade.
Se após o tratamento por osmose reversa a condutividade obtida não for ainda a desejada, pode ser adicionada ao sistema de tratamento uma coluna com resina mista para troca iônica. Para aplicações mais sensíveis, costuma-se colocar uma terceira etapa de purificação utilizando um filtro absoluto com grau de retenção de 0,2 µm para retenção de bactérias e/ou partículas da resina.
Há aplicações onde ainda é colocada uma 4ª etapa. Nela, a água pura passa por um sistema esterilizador por luz ultravioleta com a vazão regulada para obter uma dose de radiação compatível com a aplicação desejada. Desta forma, quaisquer microrganismos diminutos que por ventura tenham conseguido passar pelas etapas anteriores são esterilizados.
O grau de pureza atingido por um purificador por osmose reversa dificilmente é atingido por qualquer filtro convencional disponível no mercado. Sendo assim, para aplicações delicadas e especializadas como as requeridas por laboratórios e indústrias farmacêuticas e cosméticas, a osmose reversa desponta como a melhor solução do ponto de vista de qualidade e custo-benefício.