A qualidade da água utilizada em estabelecimentos afeta diretamente a qualidade dos produtos oferecidos pelos mesmos, por isso o uso de um purificador de água é fundamental. Poucas pessoas terão a intenção de voltar a um café onde lhe serviram um pingado com gosto de cloro, a um restaurante onde o arroz tinha gosto de ferro ou a um hotel onde o suco que lhe serviram tinha cheiro de peixe. Em casos mais graves, caso a água esteja contaminada com alguma bactéria ou vírus agressivo, o cliente poderá vir a adoecer. Neste cenário, o estabelecimento pode ser eventualmente considerado culpado caso haja suspeita de que a contaminação ocorreu ali.
O uso de água devidamente filtrada se mostra muito mais econômico do que o consumo de água mineral de boa qualidade. Isso faz com que o uso de filtros e purificadores de água em geral seja um excelente investimento, principalmente para aqueles que usam água filtrada ou engarrafada também para cozinhar. Este procedimento deveria ser sempre utilizado, pois ainda que a fervura da água mate boa parte dos microrganismos, ela não é capaz de eliminar todos os contaminantes químicos ali presentes. Logo, o tratamento por meio de purificador de água se mostra muito mais eficaz e financeiramente vantajoso.
A economia do purificador de água:
Imagine, por exemplo, um estabelecimento que utiliza uma garrafinha de água para cada suco que seus clientes pedem: a economia decorrente da instalação de um purificador de água será sentida imediatamente. O investimento no purificador de água será recuperado de forma extremamente acelerada ao substituir essa prática.
Para mais informações sobre a economia apresentada pela instalação de um purificador de água, refira-se aos exemplos apresentados em nosso simulador para aplicações residenciais.
No caso de estabelecimentos que trabalham com máquinas de café, a instalação de um purificador de água (e eventualmente abrandadores) antes da máquina aumenta a vida útil da mesma. Isso também melhora a qualidade do produto final. Em regiões onde a água apresenta muita dureza, as finas tubulações de cobre das máquinas podem rapidamente ficar entupidas. Logo, manutenções sucessivas são exigidas e, eventualmente, a substituição de peças caras. Com o pré-tratamento adequado da água, este tipo de situação é drasticamente reduzido. Assim, economiza-se tempo e dinheiro para o proprietário ou locatário da máquina.